segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ruivos e mestiços.

Nós somos bonitos! Nós, os cabeças vermelhas temos  a  cor de cabelo   mais rara. A pele pálida associados com o cabelo vermelho pode ter sido vantajosa no  extremo norte,  climas onde a luz solar é escassa,  O pigmento feomelanina dá o cabelo vermelho sua cor característica. Cabelo vermelho tem muito mais do pigmento feomelanina do que tem da eumelanina pigmento escuro. A genética do cabelo vermelho, descoberto em 1997, parecem estar associados com o receptor de melanocortina-1 (MC1R), que é encontrado no cromossomo 16. Cabelo vermelho é associado à cor da pela  justa causa de baixas concentrações de eumelanina por todo o corpo das pessoas com cabelo vermelho.

Na verdade,

as pessoas ruivas possuem uma mutação genética nos cromossomos que formam o par 16. Essa mutação altera a produção de dois pigmentos: a feomelanina, de cor avermelhada ou amarelada, e a eumelanina, de tonalidade acastanhada ou preta . Esses pigmentos são os responsáveis pela coloração de nossos cabelos e pêlos, tornando-os mais avermelhados.
O resultado dessa mutação é o surgimento de sardas, que nada mais são do que manchas causadas pelo aumento de concentração de melanina em certas partes do corpo. Mas mesmo quem não carrega essa herança genética pode ter sardas. Nesse caso, as pintinhas são uma resposta da pele à agressão do sol. A pele se torna pigmentada com a esperança de bloquear a penetração dos raios solares.
A bioquímica dos cabelos ruivos, anomalia conhecida como rutilismo, só foi desvendada no final do século passado. Alguns pesquisadores acreditam que os primeiros ruivos surgiram na Terra há cerca de 50 mil anos, na África.
As estimativas sobre o número de ruivos autênticos na população mundial não são muito precisas, mas acredita-se que os portadores de cabelos vermelhos sejam de 1 a 4% do total (de 60 milhões a 240 milhões de pessoas). Os cabelos vermelhos, não são exclusividade da espécie humana. Cabras, esquilos e orangotangos também podem ter pêlos ruivos. bj até a proxima...
ruivos  Sarará é a denominação de pessoas mestiças de branco e negro que apresentam a pele branca e os cabelos as vezes louros ou ruivos mas com outras características raciais de negros, como o cabelo bastante crespo, nariz largo e chato, lábios carnudos entre outras. Geralmente essas características ocorrem em pessoas cujos os pais já são bastantes mestiçados, porque um negro puro que tenha um filho com uma branca pura o filho nunca será sarará(a não ser que seja albino, já que há negros albinos) porque pelas leis da genética a pele negra é dominante sobre a branca .

Um comentário:

  1. Eumelanina e Feomelanina, interessante essa questão da mutação no pigmentação.

    ResponderExcluir